Por que cada sistema fotovoltaico é diferente?
Quando pensamos em investir em energia solar, é natural imaginarmos sistemas semelhantes aos de amigos, parentes ou conhecidos. No entanto, a realidade é que cada projeto e cada necessidade do consumidor, são únicos. Por esse motivo, não existe uma fórmula padrão para todos os sistemas fotovoltaicos. Afinal, a quantidade de painéis e potência instalada variam de caso para caso. Neste artigo, vamos explorar os fatores que justificam essa diferença.
CONSUMO DE ENERGIA
A depender da quantidade de equipamentos utilizados no local e a quantidade de pessoas que os utilizará, isso significa que o consumo energético sempre irá variar, principalmente levando em consideração o tipo de local onde será instalado, seja uma residência, uma empresa ou fazenda.
TIPO DE TELHADO
Este é outro fator muito interessante, visto que com a variedade e particularidade de cada telhado a ser analisado, nem todos eles são capazes de gerar a mesma quantidade de energia que o outro e podem variar entre os tipos: telhado de fibrocimento, de cerâmica, metálico...
LOCAL E POSIÇÃO DO TELHADO
O local de instalação é um dos aspectos que também tornam cada sistema diferente, pois o estudo é específico e feito para que não haja interferência de sombras e outros fatores que possam prejudicar a plena produção de energia, assim como a posição solar do telhado é escolhida de distintas formas para que o sistema trabalhe com máxima eficiência.
Estes são alguns dos motivos que justificam a exclusividade de cada projeto ser criado e desenvolvido de forma personalizada e com base na realidade de cada consumidor. Para mais informações, conte conosco!